10/08/2012

VENENO

O sol golpeou, foi um soco luminoso em seu rosto. Vindo mesmo da noite ou amanheceu? Despertou sem saber se tinha dormido. Na parede a claridade batia, chegando pela janela iluminou o nome de mulher escrito em vermelho no fundo branco, letras imprecisas, tremidas. Lembrou-se da boca e do batom.
Levantou-se e a cabeça quase estoura, sentou-se na cama: “que dia é hoje?”. Era sábado e tentou reconstruir a sexta-feira. Só se lembrava da visita do corretor de imóveis: um homenzinho de bigode enfiado em um terno largo, um enorme nariz cheirando tudo e servindo de apoio para os óculos de lentes verdes.
-Quer vender? Quer? Então pinte essas paredes com tinta bem grossa. Bem grossa, ouviu? Cubra esses garranchos e não se esqueça de dar um jeito nesse cheiro de não-sei-o-que.
Mal sabia, aquele anão de terno, cego e narigudo, que aqueles gar-ranchos são o nome dela, com sobrenome e tudo, o cheiro de não-sei-o-que é o perfume da traidora, da infiel, aquela uma, ingrata e safada, falsa, tão falsa quanto o piercing de prata no narizinho “que mandei por na véspera do abandono e infortúnio”. Ai, a boca de carmim:
-Não ficou uma gracinha, querido?
Ficou! Nem na pinacoteca viu narizinho assim. Uma graça!
O que mais para se lembrar da sexta-feira? Almoçou? Jantou? Tomou banho? Não sabe mais nada da sexta, nem da quinta, menos ainda da quarta. Sabe do estômago queimando, da cabeça querendo pular pela janela, sabe do perfume que invadiu o apartamento quando ela se foi. Uma semana e o odor ainda impregnava toda a casa. Acendia o fogão e vinha o cheiro, pegava uma panela e o aroma se alastrava, sentava à mesa e Deus me livre, abria a geladeira e cruz credo. Na sala ligou o ventilador, resfriou-se e espirrou e tossiu. O perfume nocivo brotava das paredes e do chão, ligava a televisão e a moça do tempo exalava o odor maldito. Ô praga de espólio que a zinha legou! Nem o narigão do baixinho para acabar com o cheiro! No quarto, destruiu o travesseiro, queimou o lençol e o colchão e algum vizinho gritou “fogo”. Apareceram baldes de água e até uma mangueira. Ao síndico jurou que foi acidente: “ o cigarro adormeceu nos meus dedos”. O homem achou bom que o apartamento estivesse à venda. Comprou cama, colchão, lençol e travesseiro ( e não é que vieram com o mesmo cheiro? ).
Olhou o relógio, onze horas e o fogo do estômago ardia na boca, escovou os dentes e barbeou-se. No armário do banheiro achou o frasco de perfume, jogou no ralo a saudade dela. Tomou um banho frio e saiu prometendo a si mesmo pintar as paredes e contratar uma faxineira.
No quarto ou quinto copo de conhaque os ponteiros do relógio tremiam marcando duas horas. Sem almoço e sem fome o estômago não mais queimava, o garçom tinha a cara feia e servia a quinta ou sexta dose. A ideia de vender o apartamento foi dela, queria um maior: “com mais espaço para as crianças, meu amor, ainda vamos ter. Não vamos?”. Procurou imobiliária, discutiu preço, fez tudo sozinha, a megera. Respirou fundo, fedia a conhaque barato, o garçom parece um rato e enchia seu copo, melhor o cheiro da bebida do que o perfume daquela uma, o garçom cheira como ela...parece o perfume ...
  Jogou o dinheiro na mesa e saltou para a rua, ainda ouviu o feioso gritar “olha o troco”, encostou-se à parede e saiu cambaleando, vez ou outra um muro ou uma porta servia de apoio. Sacou o lenço e grudou no nariz, mesma coisa que não fizesse nada, o cheiro era ainda mais forte. Virou-se à direita, inalou fortemente e a morena surgiu: os olhos azuis iluminavam o narizinho e o piercing prateado (uma graça), a boca de carmim (ai), o pescoço fino e cabelos curtos, orelhinhas de tantos segredos e mordidelas decoradas por brinquinhos (diamantes adornando diamantes). Os seios pequenos cresciam no vestido justo (presente de aniversário). “Alguém pensa que ela me viu? Se viu fez que não viu, a dissimulada”. Os pezinhos de anjo flutuavam nas sandálias douradas, o vestido curto mostrava a tatuagem na coxa (era meu nome e agora não sei), no tornozelo a correntinha de ouro (“Compra? Vai ficar tão bonitinho”). Seguiu a infiel, a ingrata, com ganas de dar uns tapas, umas mordidas e mil beijos. Na mão esquerda viu o anel de esmeralda (Esmeralda é o nome da mãe dela, “mamãe gosta tanto de você”, ainda pago o carnê) e na direita a bolsinha balançava e tocava levemente seu corpo.
Os pés se confundiam e tropeçavam seguindo a maldita, quase que atropela a ingrata quando ela para e beija o homem que a esperava, um homenzinho de terno largo, bigode, óculos de lentes verdes e nariz digno de um elefante. Tenta se apoiar em uma parede que não existe e se vê andando em ziguezague dentro de uma farmácia, recompõe-se o tanto que pode, solta dois botões da camisa, é difícil respirar, ainda sente o cheiro infernal, o conhaque queima o estômago e o fogo sobe pela gar-ganta. No balcão aponta a prateleira, a voz embarga. O atendente é solí-cito:
-Este?
Faz que não e aponta mais à esquerda.
-Este?
Faz sinal que sim, joga o dinheiro e toma da mão do vendedor. Tem pressa e abre o frasco com raiva. Bebe num gole só.
Porque o frasco caiu se não abriu a mão? E o vendedor, porque está assustado ao lado do bêbado deitado? “Ela nem me viu, se viu... sei lá, preciso levantar, primeiro tenho que mexer uma perna, não sinto as mãos, o vendedor mexe as mãos, anda e fala, daqui de baixo parece tão fácil, o estômago não queima, o garçom tem uma cicatriz abaixo do olho direito, peço socorro ou fecho os olhos, aquele de branco parece médico, venderei o apartamento, tenho um tubo na garganta, alguém me espetou o braço, vou mudar de imobiliária, o que o baixinho tem que eu não tenho, queria falar alguma coisa, olha o de branco falando com o vendedor”.
-Sabe o que ele bebeu?
-Seiva de Alfazema, doutor. Frasco grande.

19 comentários:

  1. Imagens e analogias precisas. Vou pensar duas vezes antes de usar perfume.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso conto! Prendeu até o final! abraço,chica

    ResponderExcluir
  3. Aceitei o convite, não me arrependi e aqui estou....Parabéns pelo texto! Muito interessante e bem escrito! Gostei! Já estou seguindo o blog e, se quiser retribuir e me seguir também, agradeço!
    Um início de semana iluminado!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eunaõ sei o que dizer tô c muito sono, vim aqui e estou seguindo prometo voltar e ler com mais acalma. Desculpe-me ; prometo q amanã leio c Atenção sei q tem a ver c "perfume e veneno" e tal .
    Beijão. Volto. com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo!Sedutor...Com um final digno de grandes contos.Tem talento.Muito!
    Invista mesmo.Pode escrever um livro de crônicas que certamente terá muito sucesso.Parabéns.Genial!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Tenso e curto, essência da alma de um bom conto!
    Estarei seguindo.

    ResponderExcluir
  7. lindo conto..envolvente..perfeito.. não consegui parar de ler..obrigada pelo convite..sucesso sempre..beijo

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, pelo conto cheio de detalhes que prende mesmo o leitor.

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKK PARECE ATÉ QUE ESTE TEXTO FOI ESCRITO EM ´´MINHA HOMENAGEM´´.
    POIS NÃO É QUE ESTE TEXTO ATÉ ME ANIMOU.
    POIS SOU EU MESMO QUE VISTO ROUPAS ELEGANTES 24 HS/DIA, COM MEU PAR DE ÓCULOS 24 HS/DIA Á QUALQUER MOMENTE E EM QUALQUER LUGAR...
    OBRIGADO PELO ENVIO DESTE TEXTO...

    ResponderExcluir
  10. Eu a primeira vista estranhei o convite. Sou uma pessoa que adoro ler e se alguém queria que eu lesse é porque conhece um pouco do meu perfil. Sinceramente gostei. Adoro ação, contos (relatos verdadeiros ou não). Me prendeu a sua forma de escrever creia. Eu entendi a grosso modo na primeira leitura. Prometo voltar a ler esse texto. Parabéns como consegue coordenar a sua forma de descrever os fatos e envolver a pessoa na leitura. Sou uma pessoa meiga, delicada. Todo dia em razão da minha profissão sou uma verdadeira ouvidor. Deve continuar fazer o que gosta porque tem capacidade e competencia posso te dizer francamente sem querer "puxar a sardinha" um adágio popular. Obrigado por ter me dado a oportunidade de conhecer um pouco de voce e de seu mundo!!! abraços Eny S. de F. Prestes.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo convite, adorei o texto!
    Abraços
    Sílvia

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela indicação desse testo, adorei.
    Bom domingo
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Muito bem escrito este texto,vê-se que és um autor-literário experiente e maduro,pois mostra segurança total na forma de como escreves.Gostei deste teu estilo seguro e muito maduro de escrever. E como os bons escritores o fazem, tu consegue envolver o leitor a cada linha do teu conto.Parabéns,fiz bem em aceitar o convite do teu amigo "promotor cultural".Abraços literários.

    Http://www.eltondasneves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sensacional! Li seu texto do 15 Contos mais, gostei demais e vim aqui conferir o resto. Adorei, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não abri no link.Fui na barra e digitei o nome do blog;pra variar escrevi alguma letra errada pois o google,pra variar,me corrigiu.Gostei muito;leitura bem agradável.

    ResponderExcluir
  16. Um conto interessante e envolvente. Uma história de amor e traição como são as histórias de amor e traição.Os finais é que costumam ser diferentes... Muito bommmm.Abraços!!!

    ResponderExcluir